Banner Teste 1 Laser Scanner Banner 2 Laser Scanner Subestação BIM

Laser Scanner


Tecnologia de medição e digitalização remota 3D de alta precisão, o que traz vários benefícios.


Laser Scanner

O que é o Laser Scanner?

Laser scanning (varrimento laser) é uma tecnologia de medição e digitalização remota 3D de alta precisão e é realizado através de nuvens de pontos (Point Cloud). Permite executar levantamentos tridimensionais/bidimensionais traduzidos na realização de projetos de especial complexidade técnica.

Esta tecnologia vem revolucionar os métodos tradicionais de levantamento, permitindo um aumento de precisão, detalhe e redução de erros e custos.

Com a capacidade de melhorar o processo de um projeto e reduzir os erros de levantamento de dados, tornando-se uma alternativa atraente para as técnicas tradicionais de levantamentos de obra.

Os sistemas de medição a laser 3D são aplicáveis nos domínios do planeamento digital de fábricas, instalações industriais, arquitetura, património imóvel, infraestruturas, proteção dos monumentos históricos, engenharia, arqueologia, paisagismo, realidade virtual, forenses, mapeamento de imagens e muito mais.

Resultados

Com o Laser scanning (varrimento laser) da BFS Engenharia é possível gerar os modelos tridimensionais de qualquer edificação, com precisão e detalhes. É possível utilizar várias ferramentas para utilizar a nuvem de pontos e o resultado pode ser exportado para planas e cortes, desta forma sendo facilmente utilizados.

Porque fazer levantamento com a utilização de laser scanner?

  1. Maior exatidão e velocidade, se comparado ao método convencional (utilização de trena a laser)
  2. Captura de dados mais segura em áreas de difícil acesso e/ou perigosas (em altura, por exemplo)
  3. Informações reais das condições existentes, inclusive deformações
  4. Redução do tempo de as built
  5. Precisão de milímetros (o que é ótimo para a construção civil)
  6. Redução do número de visitas em campo através da implementação de realidade virtual, pois é possível “caminhar” pela obra, com fácil visualização e fazer medições
  7. Diminuição de problemas por interferências para resolver na execução
  8. Melhor planejamento do orçamento, devido à diminuição de alterações em obra
  9. Verificação e eliminação de interferência entre o real e o projeto

Podemos entregar o levantamento em DWG, PDF, RVT, IFC. Estes arquivos podem ser importados em softwares CAD e BIM  como AutoCAD, Revit entre outros.